Arte: Jack Forbes
Arte: Jack Forbes

Segurança física: desastres naturais e condições meteorológicas extremas

Atualizado em 29 de julho de 2021

A dinâmica de um desastre natural ou evento climático extremo é fluida e as ameaças podem se materializar rapidamente. Os jornalistas devem pesquisar os possíveis riscos potenciais associados ao evento que estão cobrindo e se preparar de forma adequada.

Para minimizar os riscos, os profissionais da mídia devem considerar os conselhos de proteção a seguir:

Orientação geral de segurança

Planejamento da cobertura

● Entenda o contexto de risco de onde o evento ocorreu ou está ocorrendo. Se em uma área de conflito ou região  com fraca aplicação da lei, o potencial de deterioração da segurança em geral é sempre um risco.

● As circunstâncias e condições locais ditarão os planos de movimentação e viagem. Se possível, fale com o maior número possível de jornalistas, agências de ajuda ou pessoas da região sobre a situação atual, e planeje de forma apropriada.

● Identifique quaisquer prisões ou zoológicos na área afetada, observando que os presos ou a vida selvagem podem ter escapado como resultado de edifícios ou cercados danificados.

● Dependendo do local, você pode precisar levar uma quantia substancial de dinheiro. Se for o caso, divida o dinheiro em quantias menores e distribua entre os membros da equipe. Seja criativo quanto ao local onde você esconde o dinheiro.

● Descubra se algum equipamento de proteção pessoal (EPI) especializado é necessário para informar com segurança (por exemplo, aparelhos de respiração).

● Certifique-se de que seu plano de seguro fornece cobertura para as circunstâncias específicas, e verifique se os provedores de assistência médica estão capacitados e serão capazes de ajudar, se necessário.

Considerações sobre a equipe

● As pessoas devem estar aptas e ágeis o suficiente para lidar com condições difíceis e, às vezes, opressivas

● Considere seu estado de saúde e medicação necessária, observando que os serviços de saúde podem ser inexistentes e/ou sobrecarregados na área.

● Não se deve esperar que as pessoas trabalhem sozinhas ao cobrir condições climáticas extremas e eventos de desastres naturais. Trabalhar com um especialista/guia local de confiança que conheça a local e o terreno é sensato.

● Testemunhar cenas de destruição e/ou morte pode ser perturbador. Considere sempre o risco de trauma secundário ou PTSD. Veja a nota de segurança psicológica do CPJ para mais informações.

Comunicação

● As redes de comunicação podem estar interrompidas ou completamente desfeitas. Se for legal fazê-lo, use um telefone via satélite como forma de comunicação de reserva.

● Faça um check-in junto aos serviços locais de emergência / pessoas com autoridade para obter aconselhamento local sobre segurança e proteção.

● Certifique-se de colocar em prática um procedimento de check-in, especialmente se for informar de locais remotos ou de áreas onde houve desordem civil e saque

● Uma situação de deterioração pode exigir uma mudança de planos. Planeje e comunique uma rota de saída de emergência com sua base e notifique-os sobre qualquer mudança em seu plano de viagem.

Roupas e equipamentos

Certifique-se de que você esteja autossuficiente se não for apoiado por agências assistenciais. Estar totalmente equipado é essencial, mas deve haver um equilíbrio entre estar totalmente preparado e o peso do equipamento. Os itens a serem considerados incluem:

● Um kit de suprimentos para desastres, que pode incluir um rádio portátil, lanternas e uma lanterna de cabeça (com baterias de reposição), alimentos não perecíveis, equipamento de cozinha, uma tenda, saco de dormir apropriado, uma multiferramenta e um abridor de latas. Leve também uma quantidade adequada de dinheiro para pagar por despesas no local.

● Um kit de primeiros socorros totalmente estocado. Adicione lenços de limpeza extra, gel ou creme para cortes e arranhões. Inclua um estoque completo de medicamentos pessoais, garantindo que sejam legais no país.

● Máscaras faciais de boa qualidade (idealmente de grau N95 ou superior), que devem ser usadas quando houver um alto nível de destruição. Se produtos químicos ou materiais perigosos (por exemplo, amianto) forem um risco, então devem ser usados aparelhos respiratórios especializados.

● Roupas apropriadas para o evento climático específico (por exemplo, calçados resistentes com apoio para o tornozelo).

● Recipientes dobráveis que podem ser usados para armazenar água ou combustível. Esteja atento aos perigos do armazenamento de combustível.

● Comprimidos de iodo ou um sistema portátil de purificação de água. A água é essencial e se você puder levar um suprimento, faça-o. No entanto, isto nem sempre é viável. Identifique uma fonte segura de água o mais rápido possível e mantenha sempre um estoque.

● Alimentos não perecíveis para vários dias As refeições prontas para consumo podem ser pesadas de se levar, mas são uma solução prática para áreas onde pode ser difícil obter alimentos.

● Iluminação portátil e a fonte de energia necessária. Esta última deve ser alimentada preferencialmente por energia solar. Jornalistas com necessidade de muitos equipamentos podem ter que considerar a compra de um gerador portátil.

Alojamento

● Na chegada, identificar rapidamente acomodações que sejam as mais seguras possíveis e a uma distância segura do evento/desastre.

● Verifique se a acomodação não foi danificada, e evite permanecer em prédios altos se possível.

Transporte

● Alguns locais podem estar isolados e acessíveis apenas por helicóptero ou aeronaves leves. Certifique-se de que sua apólice de seguro cobre seu voo em tal transporte e que você utilize fornecedores de boa reputação e credenciados.

● Tenha acesso a um bom transporte caso necessite partir rapidamente. Não dependa de táxis. Os veículos devem ser apropriados para as condições (por exemplo, boa distância do solo, robustos e equipados).

● Sempre estacione seu veículo na direção da fuga, para que você possa se retirar rapidamente.

Posicionamento e conscientização

● As pessoas locais afetadas provavelmente ficarão chateadas e/ou zangadas. Sempre busque permissão antes de filmá-los ou fotografá-los e/ou a seus bens. Se eles disserem não, deixe seus dados para que elas possam entrar em contato com você.

● Não confie no GPS, e note que pode haver apenas pontos de referência limitados para ajudar a se orientar.

● Mantenha-se atualizado com as previsões meteorológicas durante a missão e mantenha um itinerário flexível.

● Ouça os conselhos das equipes de resposta a emergências e evite atrapalhar o seu caminho.

● As infraestruturas de gás e elétricas podem estar danificadas. Evite acender fogo ou fumar em edifícios danificados.

Recomendações de segurança específicas para desastres

Inundações

Os trabalhadores da mídia devem evitar entrar na água da inundação que flui rapidamente ou onde o solo é obscurecido devido a uma série de perigos potenciais, que podem incluir: poços, tampas de esgoto faltantes, esgotos abertos, valas, vida selvagem transportada pela água, esgoto não tratado e obstáculos submersos.

● Mantenha uma distância segura das paredes e edifícios, que podem estar estruturalmente danificados

● Permaneça atento a ondas repentinas ou picos de água.

● Esteja ciente de que a água parada pode espalhar doenças infecciosas e conter riscos químicos.

● Nunca dirija um veículo perto ou dentro da água da inundação, e esteja atento a pontes enfraquecidas, etc.

● Se estiver em uma área com um histórico de minas terrestres, lembre-se de que elas podem se mover devido a enchentes.

● Se ficar perto margens de rio ou litoral com marés, verifique os horários de maré e reserve tempo para chegar a terrenos mais altos.

● Lave ou higienize cuidadosamente suas mãos antes de tocar seu rosto, comer, beber ou fumar

● Não exponha ferimentos abertos à água devido ao risco de infecção.

● Limpe completamente todos os equipamentos, roupas e calçados após o uso.

Incêndios florestais

Nunca subestime a velocidade, o poder e a natureza destrutiva de um fogo incontrolável. Mesmo pequenos incêndios podem aumentar e se espalhar rapidamente devido a condições secas, temperaturas elevadas e ventos predominantes. Observe que os incêndios normalmente progridem na direção do vento dominante, portanto sempre preste atenção na direção adequada de sua direção e se reposicione de acordo.

Leia a nota de segurança detalhada da CPJ sobre a cobertura de incêndios florestais no local.

Furacões / ciclones / tufões / tornados

Furacões e ventos tempestuosos podem danificar bens, desenraizar a infraestrutura e criar detritos voadores, assim como interromper as comunicações, o fornecimento de energia e o transporte.

● Se a velocidade do vento aumentar, procure abrigo imediatamente e evite sair.

● Mantenha-se longe de grandes janelas de vidro e telhados de chapa ondulada durante uma  tempestade.

● Esteja atento às condições traiçoeiras de dirigibilidade – com ventos cruzados é mais difícil controlar o veículo.

● Planeje os percursos levando em conta que algumas pontes e rotas podem ficar fechadas com ventos fortes.

● Considere os riscos representados por possíveis inundações (ver seção Inundações acima).

Erupções vulcânicas

● É aconselhável que as pessoas com problemas respiratórios não sejam destacadas para a cobertura devido ao risco de gases nocivos (por exemplo, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, sulfeto de hidrogênio, radônio, cloreto de hidrogênio).

● Escolha um local longe das nuvens vulcânicas e trabalhe com pessoas que possam alertar sobre a mudança das condições.

● Esteja atento à mudança de direção do vento, que pode espalhar gases nocivos e cinzas para mais longe.

● Use roupas que sejam feitas de fibras naturais resistentes ao fogo.

● Limite seu tempo na área de risco e lembre-se que a visibilidade pode diminuir repentinamente sem aviso prévio devido a neblina, nuvens, chuva, vapores vulcânicos ou queda de noite.

● Fique atento aos perigos das rochas e pedregulhos maiores que podem ser ejetados a até três milhas [5 km]  do local da erupção, muitas vezes em alta velocidade.

● Fique atento aos sinais de alerta de novas erupções / atividade vulcânica.

Terremotos

● Se estiver dirigindo em um terremoto, pare a uma distância segura de estruturas ou infraestruturas que possam desmoronar ou cair. Fique dentro do veículo e tenha em mente de que pessoas entram para tentar escapar.

● Preste atenção aos perigos como buracos abertos, infraestrutura em colapso, fios elétricos ou linhas de gás danificados, estruturas instáveis, vidros quebrados, etc.

● Se estiver próximo ao litoral ou rio com marés, considere o risco de um tsunami. Monitore quaisquer sinais de mudanças não naturais no nível do mar, e tenha um plano para ir mais ao interior e a terrenos mais altos rapidamente.

● Esteja preparado para tremores subsequentes. Se estiver em um edifício, abaixe-se e proteja-se sob uma mesa. Fique longe de móveis que possam cair sobre você. Quando for seguro, desligue todas as fontes de calor e apague chamas abertas. Não acenda fósforo ou use isqueiro e só saia quando tiver certeza de que é seguro fazê-lo.

● Esteja alerta para os riscos de possíveis inundações (ver seção Inundações acima).

Deslizamentos de terra / deslizamentos de lama

● Trabalhe a uma distância segura. É provável que qualquer deslizamento seja instável e passível de movimento adicional.

● Não fique em áreas que possam ser suscetíveis a um deslizamento secundário ou avalanche.

● Esteja alerta para sons que possam indicar atividade adicional, tais como queda de pedras ou rachaduras em árvores.

● Preste atenção ao fluxo, ao nível, e à cor da água, o que pode indicar atividade na direção ascendente.

● Esteja atento aos riscos de prédios e infraestrutura danificados, incluindo postes elétricos.

● Fique alerta para os riscos de possíveis inundações (ver seção Inundações acima).

Calor extremo

● Se viável, deve-se considerar um período de aclimatação para a disponibilização de trabalhadores da mídia.

● Tente evitar trabalhar sob extremo calor (entre 12:00 e 15:00). Procure ou providencie sombra para intervalos regulares e use-a em todas as oportunidades.

● Use um chapéu de sol e roupas leves, feitas de fibra natural/que absorvam umidade, e soltas.

Mantenha-se sempre bem hidratado. Tome sais reidratantes e use-os logo se aparecerem sintomas de desidratação (por exemplo, suor profuso, dores de cabeça, sede, náusea, tontura, fadiga, desmaio, pele pálida, taquicardia e urina escura).

● Tenha colegas por perto para verificações simples, observando que a condição de uma pessoa pode se deteriorar muito rapidamente.

● Verifique regularmente a cor da urina e procure mantê-la de cor clara. Se a urina começar a escurecer, beba mais líquidos, incluindo sais reidratantes.

● A exaustão do calor é uma condição séria que pode se tornar uma ameaça à vida. Se aparecerem sinais, aja pronta e imediatamente movendo a pessoa para um local mais fresco.

● A insolação é uma condição que pode ameaçar a vida. As pessoas podem apresentar uma temperatura corporal elevada, pulso e respiração rápidos, desorientação, confusão, inconsciência e convulsões. É essencial baixar a temperatura do corpo o mais rápido possível e buscar assistência médica imediata.

Para mais informações adicionais e ferramentas para a preparação de atribuição e assistência pós-incidente, visite o Centro de Recursos da CPJ.