A polícia angolana deteve Coque Mukuta durante três horas enquanto ele tentava cobrir um protesto relacionado com as eleições. (Foto: Coque Mukuta)

Correspondente da VOA é brevemente detido quando cobria tentativa de protesto eleitoral em Angola

Nova Iorque, 17 agosto de 2022 – Em resposta a reportes da imprensa de que a polícia angolana deteve Coque Mukuta, correspondente da Voz da América, financiada pelo Congresso dos EUA, durante três horas enquanto estava a trabalhar quarta-feira na capital Luanda para cobrir um protesto contra irregularidades eleitorais antes das eleições marcadas para 24 de agosto, o Comité para Proteção de Jornalistas (CPJ) emitiu a seguinte declaração:

” A uma semana das as eleições angolanas, as autoridades devem assegurar que os membros da imprensa possam informar livremente sem correr o risco de agentes da polícia excessivamente zelosos tentarem censurar o que o público pode ver e ouvir através dos media”, disse Angela Quintal, coordenadora do programa para a África do CPJ. “Uma referência de uma eleição livre e justa é a capacidade da imprensa de a cobrir sem assédio ou violência. A detenção de jornalistas e a tentativa de controlar como e sobre o que eles reportam é uma forma segura de fazer isso descarrilar”.

Os manifestantes foram impedidos de marchar até o gabinete da Comissão Nacional Eleitoral após a intervenção da polícia e a detenção de pelo menos 15 pessoas, de acordo com os noticiários. O CPJ documentou o assédio de jornalistas em Angola que têm feito a cobertura da preparação para as eleições.