Arte: Jack Forbes
Arte: Jack Forbes

Segurança digital: Guias para Proteger-se Melhor Contra Abusos Online

Atualizado em 9 de maio de 2022

Uma forte segurança digital é crucial para jornalistas, mas o treinamento dedicado pode ser caro ou inacessível. Felizmente, existe uma grande variedade de informações on-line. Use o modelo de avaliação de risco do CPJ para ajudá-lo a entender perigos associados a histórias ou atribuições específicas.

Os recursos a seguir fornecem orientações passo a passo sobre como se proteger e o ajudarão a resguardar suas contas e mitigar o assédio online e possíveis ameaças.

As orientações de segurança mudam com frequência, portanto, verifique a data de qualquer guia que você consultar para ter certeza de que é recente ou atualizado regularmente.

IWMF, ICFJ, e a Coalition Against Online Violence [Coalizão Contra a Violência Online – Hub de Resposta à Violência Online

  • Este site contém os últimos guias e recursos para melhor proteção contra abusos online.
  • Inclui conselhos baseados em cenários para jornalistas individuais, redações e aqueles que procuram apoiar outros alvos de agressores online.
  • Detalha onde obter assistência, treinamento e suporte de emergência.

IWMF e Totem: Conheça Seus Trolls 

  • Desenvolvido pela International Women’s Media Foundation (IWMF – Fundação Internacional das Mulheres na Comunicação Social, na sigla em inglês) juntamente com especialistas em segurança digital e jornalistas, este curso é direcionado a jornalistas que buscam identificar a fonte doe assédio que estão recebendo digitalmente.
  • Aprenda sobre algumas das táticas que podem ser usadas contra você e as principais estratégias para lidar com o abuso online.

On-line SOS: Plano de Ação para Ameaças de Violência

  • Aprenda como avaliar e responder a ameaças de violência em sua linha de trabalho.

The New York Times: Como investigar suas informações disponíveis na Internet [fazer Dox]

  • Um guia de código aberto para mitigar o doxing, a divulgação de informações pessoais que você prefere manter em sigilo. Inclui como fazer dox online, táticas para pensar como um doxer e listas de verificação de privacidade e mídia social.

Electronic Frontier Foundation (EFF): Como Falar com sua Família sobre Segurança Digital:

  • Aprenda como falar com familiares e amigos sobre sua segurança digital, incluindo senhas, proteção de suas contas online e configurações de privacidade de mídia social.

Hollaback!

  • Esta organização sem fins lucrativos, com o objetivo de acabar com o assédio, oferece workshops de treinamento sobre o que fazer se você enfrentar abuso online e treinamento para a intervenção de observadores.

PEN America: Manual de assédio online em campo

Relatório do Laboratório Cidadão e do Consumidor: Planejamento de Segurança

  • Este planificador ajuda a criar um projeto de atuação personalizado e sugere ações de alta prioridade que você pode executar rapidamente, como habilitar a autenticação em duas etapas (2FA).
  • Aprenda como se proteger em uma miríade de canais e dispositivos digitais, incluindo compras e bancos on-line; e-mail; e tablets.

TrollBusters: O Que Fazer? Infográfico

  • Este útil infográfico passo a passo mostra como lidar com uma variedade de ameaças online, incluindo ser [falsamente] personificado ou doxed, lidar com um ataque em seu website ou o que fazer se as ameaças aumentarem.

Johanna Vehkoo via Dart Center for Journalism and Trauma: Lidando com Campanhas de Ódio: Caixa de Ferramentas para Jornalistas

  • Criado por uma jornalista finlandesa, este guia (também disponível em espanhol) detalha o que você deve fazer se for alvo de uma campanha de ódio.
  • O kit contém conselhos para chefes e colegas sobre como ajudar os jornalistas que estão sendo visados.

Aliança Cibernética Global: Conjunto de Ferramentas da GCA de Segurança Cibernética para Jornalistas

  • Este kit de ferramentas foi projetado para jornalistas independentes, pequenas redações e observadores para se protegerem e protegerem suas fontes online. O kit de ferramentas inclui as melhores práticas de identificação de seus dispositivos e aplicativos; prevenção de phishing e malware; e uso de comunicações seguras.

Para mais orientações do CPJ sobre segurança digital, consulte:

O Kit de Segurança Digital da CPJ está disponível em inglês, francês, russo, português, árabe, ucraniano e espanhol.

O Comitê para Proteção de Jornalistas é membro da Coalizão Contra a Violência Online, um grupo de organizações globais que trabalha para encontrar melhores soluções para mulheres jornalistas que enfrentam abuso, assédio e outras formas de ataque digital.

Nota do Editor: Este texto foi publicado originalmente em 4 de setembro de 2019. Recursos são adicionados e removidos periodicamente para mantê-lo atualizado. A data de publicação indicada no topo reflete a alteração mais recente.