Jornalista de televisão é morto a tiros na província de Jujuy

ARGENTINA:
Nova York, 19 de março de 2008
—O jornalista argentino de televisão Juan Carlos Zambrano foi morto a tiros na manhã de hoje na província de Jujuy, no norte do país. O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) está investigando possíveis vínculos entre a morte de Zambrano e seu trabalho.

Dois homens não identificados se aproximaram de Zambrano, apresentador de notícias diárias e do programa de opinião “Con La Gente” na estação local de televisão Canal 7, em frente a sua casa na capital provincial de San Salvador de Jujuy por volta das 2h30 de hoje, segundo os informes da imprensa argentina e entrevistas realizadas pelo CPJ. Os agressores dispararam pelo menos uma vez no peito do jornalista, à queima-roupa, disse seu colega Javier Ángel Díaz ao CPJ. Ele foi declarado morto no local, segundo a imprensa local.

“Apresentamos nossas mais sinceras condolências à família e aos colegas de Juan Carlos Zambrano”, declarou o Diretor Executivo do CPJ, Joel Simon. “Estaremos acompanhando de perto a investigação”. 

A polícia de Jujuy prendeu um homem não identificado duas horas após o ataque, de acordo com a imprensa local. Segundo as informações, as autoridades acreditam que a morte de Zambrano tenha sido um crime passional.

No entanto, Díaz assinalou ao CPJ que Zambrano havia recebido ameaças de morte freqüentes em seu telefone celular e no escritório do Canal 7 durante mais de um ano. Nos telefonemas, advertiam o jornalista que “ou se cala ou o matam”, explicou Díaz. O colega de Zambrano disse acreditar que o jornalista havia morrido em retaliação por seus informes sobre corrupção no governo local.