Parentes do jornalista brasileiro Leo Veras carregam seu caixão em Pedro Juan Caballero, Paraguai, em 13 de fevereiro de 2020. Veras foi morto em sua casa em 12 de fevereiro (AP / Marciano Candia)
Parentes do jornalista brasileiro Leo Veras carregam seu caixão em Pedro Juan Caballero, Paraguai, em 13 de fevereiro de 2020. Veras foi morto em sua casa em 12 de fevereiro (AP / Marciano Candia)

Jornalista brasileiro Léo Veras baleado e morto no Paraguai

Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 2020 – As autoridades do Brasil e do Paraguai devem trabalhar juntas para investigar de forma rápida e minuciosa o assassinato do jornalista brasileiro Lourenço “Léo” Veras e levar os responsáveis ​​à justiça, afirmou hoje o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).

No dia 12 de fevereiro, por volta das 21 horas, homens encapuzados balearam e mataram Veras, proprietário e gerente do Porã News, um site de notícias sobre crime organizado, em sua casa na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com a cidade brasileira de Ponta Porã, segundo a reportagem do site noticioso G1.

Os homens se dirigiram para a residência de Veras em um caminhão branco e invadiram a casa do jornalista enquanto ele jantava com sua esposa, filho e sogro, de acordo com o jornal paraguaio ABC Color.

Veras tentou escapar, mas os pistoleiros atiraram na perna dele e efetuaram 11 disparos, incluindo um na cabeça, de acordo com a reportagem. Ele foi levado para um hospital local após o ataque e morreu pouco depois, segundo o ABC Color.

O Porã News cobre questões relacionadas ao crime organizado, policiamento e tráfico de drogas na fronteira entre Brasil e Paraguai. Segundo outra matéria do ABC Color, Ignacio Rodríguez, diretor de polícia de Amambay, Paraguai, disse que o ataque pode ter sido uma retaliação pelo material publicado pelo Porã News.

“A fronteira entre o Paraguai e o Brasil continua sendo um dos lugares mais perigosos para jornalistas da América do Sul”, disse em Nova York Natalie Southwick, coordenadora do programas das Américas Central e do Sul do CPJ, “As autoridades de ambos os lados da fronteira devem tomar medidas rápidas para investigar o assassinato de Léo Veras, levar os responsáveis ​​à justiça e garantir que outros jornalistas da região não sejam aterrorizados ou mortos por fazerem seu trabalho.”

Carlos Eduardo, investigador da Polícia Civil do estado de Mato Grosso do Sul, disse ao CPJ por e-mail que as autoridades paraguaias são responsáveis por investigar o assassinato de Vera, mas informou que a polícia civil está trabalhando com seus colegas paraguaios para verificar se os assassinos fugiram para o Brasil após o ataque.

De acordo com um comunicado da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), uma associação de sindicatos de jornalistas, Veras havia relatado anteriormente ter recebido ameaças de morte em relação ao seu trabalho. Em entrevista à emissora brasileira TV Record, veiculada em 28 de janeiro, Veras descreveu o recebimento de inúmeras ameaças de traficantes de drogas em consequência de suas reportagens.

Veras trabalhou anteriormente por seis meses como correspondente regional do ABC Color e, ocasionalmente, como correspondente de outros meios de comunicação no estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, na fronteira, de acordo com o ABC Color.

O jornal informou que durante seu tempo como correspondente, Veras recebeu proteção policial devido a uma série de ameaças que recebeu de membros de um grupo do crime organizado.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), grupo local de profissionais e defesa da liberdade de imprensa, disse em comunicado que pessoas próximas a Veras disseram à organização que o jornalista estava preocupado com a fuga em janeiro de 75 detidos de uma prisão em Pedro Juan Caballero , muitos dos quais tinham vínculos com o crime organizado brasileiro.

Um jornalista que trabalha em Pedro Juan Caballero, que conversou com o CPJ sob a condição de anonimato por questões de segurança, contou que também estava com medo e acreditava que alguns dos fugitivos poderiam tentar atingir jornalistas que haviam ameaçado anteriormente.

O comunicado da associação afirma que Veras trabalhava há mais de 15 anos na região da fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, um dos principais pontos de entrada de armas e drogas no Brasil.

Em 2015, o jornalista de rádio paraguaio Gerardo Ceferino Servían Coronel foi baleado e morto em Ponta Porã, como documentou o CPJ na época. O jornalista da ABC Color, Cándido Figueredo Ruíz, que recebeu o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa do CPJ em 2015, enfrentou repetidas ameaças de morte e vive protegido por guarda-costas nas 24 horas do dia.

O CPJ enviou e-mails à Polícia Federal, à Polícia Nacional do Paraguai e ao Ministério Público do Paraguai, mas não recebeu nenhuma resposta.

Quando o CPJ telefonou para o consulado do Paraguai na cidade de Ponta Porã, o funcionário que atendeu a ligação disse que o consulado não tinha nenhuma declaração oficial para compartilhar.

Em um documentário feito pela Abraji em 2017, Veras falou sobre as ameaças que recebeu, dizendo: “Minha esposa e eu dificilmente participamos de eventos sociais e festas, a menos que seja em um local que eu sei que é seguro”.

E acrescentou: “Temos que morrer um dia. Sempre espero que minha morte não seja tão violenta, com muitos tiros de espingarda. Aqui, se um assassino quer matá-lo, ele chega à sua porta e diz para abri-la.” e ele atirará em você. Espero que seja apenas um tiro para não causar muito dano.”