Attacks on the Press 2003: O Maior Número De Jornalistas Aprisionados.

Nova York, 11 de março de 2004—O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) anunciou hoje a publicação de seu informe anual Ataques contra a imprensa em 2003, durante entrevista coletiva realizada no Clube Nacional da Imprensa de Washington, DC.

Os exemplares do livro podem ser encomendados na Brookings Institution Press. O texto integral do informe ­ e as traduções em espanhol, chinês e russo dos capítulos regionais ­ aparecem na página de Internet do CPJ. As traduções em francês e árabe estarão disponíveis em breve.

No ato de lançamento do livro Gwen Ifill, membro da direção do CPJ, que também é moderadora e editora-chefe do programa “Washington Week” e chefe dos correspondentes do noticiário «NewsHour with Jim Lehrer», ambos transmitidos pela rede pública PBS, declarou: “Sentados aqui em Washington, cobrindo os conflitos do mundo de longe, é muito fácil perder de vista o fato de que os repórteres arriscam a vida por cada palavra que escrevem, por cada frase descritiva que pronunciam e por cada reportagem que fazem”.

O informe Ataques contra a imprensa em 2003 documenta casos de repressão contra os meios de comunicação em 95 países, que compreendem assassinato, agressão, prisão, censura e perseguição judicial. Ao documentar estes casos, o CPJ registra os seguintes fatos:

• A cifra de 36 jornalistas mortos no cumprimento de seu trabalho em 2003 registra um brusco aumento em comparação com 2002, quando 19 jornalistas morreram no exercício da profissão. A guerra do Iraque, onde 13 jornalistas (a terça parte das baixas jornalísticas do ano) morreram em atos hostis, foi a principal razão deste aumento.

• Pelo segundo ano consecutivo, 136 jornalistas foram presos por seu trabalho em todo o mundo. Pelo quinto ano consecutivo, a China foi o país com o maior número de jornalistas encarcerados, com um total de 39 jornalistas na prisão, seguido por Cuba, onde a massiva campanha contra a imprensa independente levou ao aprisionamento e encarceramento de 29 jornalistas.

FIN