Repórter é ferido a tiros

Nova York, 20 de setembro de 2007—O jornalista brasileiro Amaury Ribeiro Jr. foi baleado na tarde de quarta-feira quando apurava uma matéria sobre o crime organizado na periferia da capital do país, Brasília. O estado de saúde do jornalista é estável.

Ribeiro, que fazia uma reportagem sobre violência para o jornal Correio Braziliense, sediado em Brasília, estava esperando por uma fonte em um bar na Cidade Ocidente, quando um rapaz o baleou no abdômen, disse seu colega Leonel Rocha ao Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). O agressor também atirou no motorista de Ribeiro, mas ele escapou ileso, informou Rocha.  Ribeiro foi levado para um hospital próximo.

“Nós condenamos o violento ataque contra nosso colega Amaury Ribeiro Jr, e estamos aliviados que ele esteja passando bem” disse o Diretor Executivo do CPJ, Joel Simon. “Urgimos as autoridades brasileiras a conduzirem uma pronta e cuidadosa investigação sobre a agressão e a levar os responsáveis à justiça”.

Um menor foi preso pela polícia de Brasília na manhã de hoje em conexão com o caso, mas foi libertado nesta tarde, segundo informações da imprensa.

Ribeiro estava investigando possíveis ligações entre tráfico de drogas, exploração sexual de menores, e o assassinato de adolescentes em Brasília quando foi baleado, explicou Rocha. O Correio Brasiliense tem publicado reportagens sobre a morte de 150 pessoas com idades entre 18 e 26 nos primeiros seis meses do ano em uma região da periferia de Brasília conhecida como Entorno.  O jornal relaciona as mortes ao tráfico de drogas.