Chávez ameaça emissoras de rádio e televisão privadas

Nova York, 15 de junho de 2006 – O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) está consternado pelas ameaças do presidente venezuelano Hugo Chávez de dificultar a renovação das concessões de transmissão para emissoras privadas de rádio e televisão que se opõem ao governo.

Chávez disse, na quarta-feira, que havia ordenado uma revisão das licenças dos meios de comunicação que apoiaram o golpe de 2002 contra ele, ainda que não tenha nomeado especificamente quais eram as estações de rádio e TV.

Segundo Chávez, os meios de comunicação privados exercem uma “guerra psicológica para dividir, debilitar e destruir a nação” como parte de um “plano imperialista” para derrubar o governo, conforme informou a imprensa. Insinuou que poderia negar a renovação das licenças no próximo ano a estações que favorecem a oposição.

William Lara, ministro de Comunicação e Informação, declarou à imprensa local que o governo tem poder legal para negar a renovação das concessões a estações que estão violando a lei. Lara assinalou a que há evidências de uma “tendência sistemática de violar as normas da lei”. Segundo uma citação do El Universal, Lara afirmou que há uma possibilidade concreta de algumas concessões não serem renovadas em 2007.

“Instamos o presidente Chávez a abster-se de fazer esse tipo de comentário ameaçador, que inibe o trabalho da imprensa”, disse a Diretora-executiva do CPJ, Ann Cooper. “A distribuições de concessões de transmissão para rádio e televisão deve basear-se em considerações técnicas, e não políticas”.