MÉXICO:Pistoleiros atacam estação de rádio universitária

Nova York, 24 de julho de 2006 – O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) condena o ataque de indivíduos armados contra uma estação de rádio universitária que apoiou o movimento pela destituição do governador do estado de Oaxaca, no sudeste do México.

Pelo menos dez homens com máscaras de esqui dispararam contra a Radio Universidad na noite de 22 de julho, enquanto a emissora estava no ar, segundo informações da imprensa local e internacional. Não houve feridos durante o ataque. Os pistoleiros circulavam em quatro veículos com placas da Cidade do México.

Francisco Javier Merino, jornalista da radio da Universidade Autônoma Benito Juarez de Oaxaca, disse ao CPJ que o pessoal da estação se jogou ao chão enquanto os agressores rodeavam o edifício atirando contra os escritórios e antenas de transmissão. María del Carmen López Velásquez, que estava transmitindo no momento do ataque, fez um pedido de ajuda no ar antes que a transmissão fosse cortada.

Segundo Merino, os pistoleiros se dispersaram com a chegada dos vizinhos da estação. O pessoal da Radio Universidad recolheu mais de 50 cartuchos.

“Condenamos este violento ataque contra a Radio Universidad”, disse o Diretor-executivo do CPJ, Joel Simon. “Instamos as autoridades mexicanas a conduzir uma investigação exaustiva e levar os responsáveis à justiça”.

Uma greve de fome dos docentes, em protesto por aumento salarial, desencadeou uma onda de protestos antigovernamentais em Oaxaca. Quando o governador do estado, Ulises Ruiz Ortiz, ordenou à polícia que dispersasse os manifestantes com bombas de gás em 14 de junho, muitos outros grupos se uniram aos protestos. A Radio Universidad tem solicitado a renúncia do governador desde então. López sustenta que indivíduos não identificados efetuaram várias ligações para a rádio e ameaçaram de morte os jornalistas, caso a estação continuasse pedindo a renúncia do governador. O escritório do governador Ruiz condenou o ataque, segundo a agência de notícias The Associated Press.

O CPJ é uma organização independente, sem fins lucrativos, sediada em Nova York, que se dedica a defender a liberdade de imprensa em todas as partes do mundo
.