Ataque com granadas contra um diário que investiga o tráfico de drogas

Nova York, 24 de agosto de 2006—O Comitê para a Proteção dos Jornalistas
(CPJ) condena o ataque a granadas contra o diário mexicano Por Esto!, a terceira ofensiva desde junho contra o jornal de Cancún que tem investigado numerosos casos de narcotráfico e corrupção governamental.

Agressores não identificados, ao volante de um veículo compacto com vidros opacos, lançaram duas granadas de mão contra a entrada dos escritórios do periódico, no centro de Cancún, poucos minutos antes das 10 da noite de quarta-feira. As explosões não deixaram feridos. O subdiretor do diário, Miguel Menéndez Cámara, disse que o ataque provocou pânico entre os 80 funcionários que estavam no edifício.

Outra granada explodiu quase ao mesmo tempo perto dos escritórios de outro jornal de Cancún, Que Quintana Roo se entere, disse ao CPJ o seu proprietário, José Alberto Gómez Alvarez. A explosão feriu um limpador dos carros de distribuição do diário. A polícia investiga se o jornal era o objetivo do ataque, disse Gómez Alvarez. Segundo informações da imprensa local, um indivíduo armado saiu de uma caminhonete Ford gris e lançou uma granada contra um edifício residencial próximo da entrada do Que Quintana Roo se entere.

Mario Renato Menéndez Rodríguez, proprietário do Por Esto!, disse que o ataque ao seu jornal era uma represália ao trabalho investigativo do diário sobre o tráfico de drogas no estado de Quintana Roo, na península de Yucatán, no sudeste do México. O periódico tem investigado as atividades, no estado, do cartel de Sinaloa, uma das organizações criminosas mais poderosas do México.

Carlos Alfonso Castillo Gallardo, alto funcionário na procuradoria especial para crimes contra jornalistas na capital mexicana, confirmou ao CPJ que as autoridades federais estavam investigando o ataque.

“Condenamos o ataque ao Por Esto!”, disse o Diretor-executivo do CPJ, Joel Simon. “Instamos as autoridades federais e estaduais a garantir que nossos colegas em Quintana Roo possam continuar com seu trabalho investigativo sobre o crime organizado e a corrupção governamental sem medo de represálias”.

Por Esto! é publicado em Cancún e em Mérida. Em 22 de agosto, homens não identificados jogaram uma bomba caseira no veículo do jornalista Jaime Vargas Chablé, do Por Esto!. O carro, estacionado próximo à casa do repórter, ficou destruído. Não houve vítimas no ataque.

Em junho, o carro do repórter Manuel Acuña López foi incendiado em sua casa.
Ambos os jornalistas publicaram artigos sobre a corrupção governamental em Mérida e têm criticado, com freqüência, a atuação das autoridades locais.

O CPJ é uma organização independente, sem fins lucrativos, sediada em Nova York, que se dedica a defender a liberdade de imprensa em todo o mundo.