Jornalista preso em Cuba após cobrir despejos promovidos pelo governo

Nova York, 30 de maio de 2006 – O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) condena a detenção do jornalista independente cubano Armando Betancourt, que foi preso há uma semana quando cobria o despejo de dezenas de famílias de suas casas na cidade central de Camagüey, conforme fontes informaram ao CPJ.

Em 23 de maio as autoridades despejaram, de forma rigorosa, famílias que supostamente ocupavam propriedades ilegalmente, segundo fontes locais. Betancourt, jornalista da agência de notícias Nueva Prensa Cubana em Camagüey, foi preso junto com várias outras pessoas que protestavam contra os despejos, disse ao CPJ um familiar. O jornalista não participou dos protestos, segundo diferentes fontes.

No momento da prisão Betancourt se identificou como jornalista, adicionaram as fontes. O jornalista entregou suas anotações à polícia antes de ser empurrado a um caminhão e detido, acrescentaram.

O jornalista está detido em uma delegacia da polícia local nos arredores de Camagüey, disseram várias fontes ao CPJ. As autoridades confirmaram a detenção à família em 24 de maio, ainda que ninguém tenha tido permissão para visitá-lo, explicou um parente. Ao solicitar informações, a polícia disse à família que Betancourt seria processado por perturbação da ordem pública com agravante, e poderia receber pena de prisão.

“Estamos indignados pela prisão de nosso colega que foi detido arbitrariamente pelo simples fato de fazer o seu trabalho”, disse a Diretora-executiva do CPJ, Ann Cooper. “Instamos as autoridades cubanas a libertar Betancourt imediatamente, assim como os outros 24 jornalistas que atualmente se encontram presos”.

Para mais informações sobre os jornalistas presos em Cuba (em inglês e espanhol).