O CPJ pede que sejam investigadas as ameaças de morte contra editor de Bucaramanga

Nova York, 25 de julho de 2006 – O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) fez hoje um apelo às autoridades colombianas para que investiguem profundamente as ameaças de morte contra um jornalista do departamento de Santander, que criticou um prefeito local.

Marcos Perales Mendoza, editor do semanário regional Portada na cidade de Bucaramanga, recebeu um colete antibalas e um rádio de comunicação da polícia do Ministério do Interior. No entanto, afirmou que as autoridades não investigaram quem está por trás das ameaças de morte que começaram em maio do ano passado, após publicar uma série de artigos sobre corrupção governamental nos quais criticava o prefeito de Barrancabermeja, Edgar Cote Gravino.

Perales informou ao CPJ que a última ameaça chegou por meio de uma mensagem eletrônica no dia 22 de julho. A nota dizia que o prefeito seria reeleito e que Perales não estaria vivo para ver. Perales afirmou que tem a intenção de abandonar a região nos próximos dias. Segundo ele, as primeiras ameaças que recebeu o aconselhavam a deixar de escrever sobre o prefeito.

Cote não se pronunciou publicamente sobre as ameaças contra Perales. Funcionários da Prefeitura de Barrancabermeja disseram ao CPJ que o prefeito não faria nenhuma declaração.

Dois jornalistas locais se viram forçados a sair da região em janeiro deste ano, após terem noticiado sobre atividades de grupos paramilitares. Jenny Manrique, coordenadora de um suplemento para o diário de Bucaramanga Vanguardia Liberal, teve que partir depois de receber ameaças por seus relatos sobre abusos cometidos por forças paramilitares. Diro César González, diretor do semanário La Tarde de Santander, abandonou a cidade petroleira de Barrancabermeja, 120 km a oeste de Bucaramanga, após informar sobre a detenção de um combatente paramilitar envolvido em uma investigação de assassinato. Para ler os alertas do CPJ sobre estas ameaças, em português, visite: http://www.cpj.org/news/2006/americas/colombia02mar06na_pt.html
http://www.cpj.org/news/2006/americas/colombia23jan06na_Pt.html

O presidente Álvaro Uribe se reuniu com uma delegação do CPJ em 15 de março e expressou seu apoio aos jornalistas regionais que cumprem seu trabalho informativo sob ameaças de violência. Uribe anunciou, também, seu apoio aos jornalistas que informam sobre corrupção, ao enfatizar que qualquer funcionário que interfira com o trabalho da imprensa “está cometendo um crime contra a democracia, e isso é gravíssimo”. Leia o alerta de 15 de março, em português, em: http://www.cpj.org/news/2006/americas/colombia15mar06na_pt.html

“Estamos profundamente preocupados com estas ameaças contra nosso colega Marcos Perales”, disse o Diretor-executivo do CPJ, Joel Simon. “Instamos o presidente Uribe a manter seu compromisso de assegurar que os jornalistas colombianos que trabalham em regiões de conflito possam exercer a profissão sem temer represálias”.

O CPJ é uma organização independente, sem fins lucrativos, sediada em Nova York, que se dedica a defender a liberdade de imprensa em todas as partes do mundo.