Jornalista de televisão morre cobrindo avalanche

Nova York, 17 de abril de 2006 – O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) lamenta a morte do jornalista de televisão Jairo Muñoz, que faleceu cobrindo a avalanche que, na semana passada, tirou a vida de quase 30 pessoas na costa pacífica da Colômbia.

Em 13 de abril, Muñoz e o cinegrafista Rodrigo Trejos estavam entre os jornalistas que informavam sobre os esforços de resgate em uma região fortemente atingida de Santa Bárbara, na principal pista de acesso que leva à costa. Por volta de 13h00, horário local, um novo deslizamento arrastou Muñoz e Trejos, informou o El Tiempo. Trejos foi resgatado minutos depois mas, segundo a imprensa local, os grupos de resgate não chegaram ao corpo de Muñoz até a tarde de sexta.

Muñoz, de 42 anos, trabalhava como jornalista para o noticiário “Noti-5”, do Canal Telepacífico, sediado em Cali. Segundo o El Tempo, ele cobria emergências e segurança pública.

“Estamos entristecidos pela morte de nosso colega”, disse a Diretora-executiva do CPJ, Ann Cooper. “Nossas mais sinceras condolências para a família, os amigos e os colegas de Muñoz”.