COLÔMBIA: Jornalista escapa de tentativa de assassinato

Bogotá, Colômbia, 27 de abril de 2004—O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) condena o atentado contra o jornalista de rádio Jorge Elías Corredor Quintero, no qual morreu sua enteada de 20 anos, no noroeste da Colômbia.

Corredor, que apresenta o programa diário “El Pregón del Norte” pela emissora La Voz del Norte na cidade de Cúcuta, departamento do norte de Santander, é conhecido por suas agudas críticas contra as autoridades locais.

De acordo com informes da imprensa local, em 22 de abril, por volta das 19h30, dois indivíduos visitaram Corredor em sua casa para conversar sobre a compra de uma propriedade que o jornalista havia colocado a venda. Dez minutos mais tarde, um dos homens regressou e, sem dizer uma palavra, sacou uma arma de fogo.

Corredor se jogou no chão, mas uma bala atingiu sua filha, Livy Sierra Maldonado, e a matou instantaneamente.

O jornalista se encontra atualmente sob custódia policial. A polícia está oferecendo uma recompensa de 50 milhões de pesos (19.000 mil dólares norte-americanos) por informações que permitam capturar o assassino.

De acordo com várias fontes que conhecem a situação, Corredor, que trabalhou como jornalista durante 27 anos, foi despedido da emissora de rádio em 4 de abril, logo após o prefeito de Cúcuta, Ramiro Suárez Corzo, pressionar a emissora para que ela cancelasse o contrato com Corredor por suas críticas contra a administração local. Alguns dias depois, Corredor foi convidado a retomar o seu trabalho.

“Instamos as autoridades colombianas a investigar a fundo este violento ataque e a levar os responsáveis à justiça”, declarou a Diretora-Executiva do CPJ Ann Cooper.

FIN