Conectando Cuba

Leis ultrapassadas e acesso limitado e caro à Internet retardam o progresso da nação insular
Por Carlos Lauría

O panorama dos meios de comunicação cubano começou a se abrir nos últimos anos, transformado por uma vigorosa blogosfera, um número crescente de sites de notícias contendo reportagens investigativas e comentários de notícias, e uma linhagem inovadora de repórteres independentes que criticam, ainda que apoiem, as ideias socialistas.

ÍNDICE

Attacks on the Press book cover
Attacks on the Press book cover

A vitalidade deste cenário jornalístico contrasta com a estrutura jurídica da nação insular, que restringe a liberdade de expressão sob o pretexto de proteger a “independência ou integridade territorial do Estado”. Embora a Constituição proíba a privatização da imprensa e todos os meios de comunicação sejam supostamente controlados pelo Estado comunista de partido único, a disseminação do jornalismo independente é um sinal de mudança.

Repórteres, dos mais críticos – que são conhecidos como dissidentes – aos formados em jornalismo, cineastas de documentários e blogueiros pró-revolução, estão abrindo novos espaços para a liberdade de expressão e o jornalismo empreendedor que pareciam fora de cogitação há apenas poucos anos.

Os blogueiros disseram que aproveitaram a flexibilidade das restrições. “Estamos vendo oportunidades que eram inconcebíveis há cinco anos”, disse Alejandro Rodríguez, que deixou o cargo estatal em 2012 no Adelante, na cidade ocidental de Camagüey, para iniciar um blog.

No entanto, muitos disseram que mais trabalho precisa ser feito, com a ameaça de detenção arbitrária, leis vagas e ultrapassadas, e limitações ao acesso à Internet retardando o progresso da liberdade de imprensa em Cuba.

O presidente cubano Raúl Castro segura uma cópia do jornal Juventud Rebelde em Havana, em dezembro de 2010. A liberdade de expressão ainda é reprimida, apesar de uma série de reformas na imprensa. (AP / Ismael Francisco, Prensa Latina)
O presidente cubano Raúl Castro segura uma cópia do jornal <em>Juventud Rebelde</em> em Havana, em dezembro de 2010. A liberdade de expressão ainda é reprimida, apesar de uma série de reformas na imprensa. (AP / Ismael Francisco, Prensa Latina)

O acesso à Internet em Cuba, que a ONU classifica entre os mais baixos do Hemisfério Ocidental, ainda é inacessível para a maioria dos cidadãos. E embora a repressão sistemática em larga escala tenha diminuído significativamente, os opositores mais estritos na mídia dizem que ainda enfrentam assédio e intimidação por parte das autoridades.

Os meios de comunicação começaram a se expandir em 2011, quando o presidente Raúl Castro introduziu reformas de mercado para reinventar o socialismo, embora muitas dessas reformas tenham sido implementadas com lentidão e, em alguns casos, tenham sido revertidas.

Quando o apelo para abrandar as restrições foi feito inicialmente, a liderança do partido incentivou a população cubana a criticar o governo e as instituições do Estado. Castro disse à Assembleia Popular, em um discurso de dezembro de 2010, que a população não deveria temer discrepâncias e diferenças de opiniões.

Jornalistas, especialmente aqueles que trabalham para a imprensa estatal, se sentiram encorajados por estas declarações. E, embora quase não haja críticas às políticas governamentais nos meios de comunicação estatais, a maioria dos jornais – incluindo o diário nacional Granma – introduziram as seções “Cartas ao Editor” que oferecem um espaço para os cubanos expressarem suas opiniões.

Jornalistas estaduais e acadêmicos de Havana disseram reconhecer a necessidade de a imprensa oficial se tornar mais crítica, e alguns pediram leis de acesso à informação. Laura Blanco Betancourt, repórter do diário provincial Vanguardia, reconheceu que a falta de “cultura de debate” impediu discussões abertas na imprensa oficial. José Ramón Vidal, ex-editor do diário Juventud Rebelde, aprofundou o assunto em uma entrevista publicada na edição de dezembro de 2015 – março de 2016 da revista mexicana Razón y Palabra, onde argumentou que Cuba deveria mudar seu “modelo de comunicação” porque “importantes questões sociais” estavam sendo deixadas para trás. Vidal, agora professor de comunicação da Universidade de Havana, disse que o modelo de comunicação baseado em propaganda ficou em crise e que os cubanos não prestavam mais atenção a ela.

Raudiel Peña Barrios, advogado em Havana, escreveu na revista online On Cuba, “o simples fato de [a liberdade de informação] estar em discussão é uma grande novidade no contexto cubano”. No artigo “O Direito à Informação – Cuba: Possibilidade ou Utopia?” Peña disse que a legislação “deveria ajudar a democratizar o acesso à informação.”

Blanco Betancourt, que está sediado na província de Santa Clara, disse que uma estratégia de comunicação pública poderia ajudar, acrescentando que qualquer legislação “deve incluir o acesso à informação pública para todos os cubanos”.

Embora o rigor de Cuba sobre a imprensa tenha diminuído nos últimos anos, as autoridades ainda exercem controle sobre a mídia, e os jornalistas independentes mais críticos continuam sofrendo assédio. As prisões de longa duração tornaram-se raras desde a repressão de 2003 (durante a qual o CPJ documentou 29 jornalistas que cumpriam longas penas de prisão), mas as detenções e intimações ainda são comuns. A tática outrora corriqueira de acusar jornalistas de atuar como “mercenários” ao serviço dos Estados Unidos tornou-se quase obsoleta.

O restabelecimento das relações diplomáticas entre Washington e Havana, em dezembro de 2014, juntamente com a histórica visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a Cuba, em março de 2016, tornou mais difícil para o governo justificar a censura da imprensa como meio de proteger a nação da agressão norte-americana, enfatizaram jornalistas cubanos. Ainda não está claro como a nova administração dos Estados Unidos influenciará essa dinâmica. E mesmo no dia em que Obama chegou a Cuba, o blogueiro e ativista independente Lázaro Yuri Valle Roca foi preso e mantido sob custódia por cinco dias depois de tentar cobrir um protesto das Damas de Branco, um grupo de oposição fundado por esposas de dissidentes presos. O jornalista disse, após a sua libertação, que nenhuma acusação foi apresentada, mas que ele foi avisado de que poderia ser processado judicialmente se fosse preso novamente.

A restauração de laços levou a sugestões de alguns analistas de que Cuba poderia retornar à Organização dos Estados Americanos, que expulsou o país em 1962. Mas em junho, Cuba disse que, como demonstração de solidariedade à Venezuela, não se uniria ao grupo, informou a BBC. A declaração de Castro veio depois de o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, ter pedido sanções à Venezuela. A adesão à OEA, cuja carta constitutiva inclui uma comissão para a proteção dos direitos humanos, exigiria que Cuba melhorasse seu registro quanto à liberdade de imprensa, inclusive abrandando as restrições ao acesso à internet e acabando com o assédio dos jornalistas.

***

Cuba, que ficou em 10º lugar na lista de 2015 dos países mais censurados do mundo, tem as leis mais restritivas sobre liberdade de expressão e liberdade de imprensa nas Américas. O seu Código Penal contém cláusulas rigorosas em matéria de liberdade de imprensa.

A maioria dos processos penais que ameaçam a liberdade de expressão incluem acusações de desrespeito à autoridade nos termos do artigo 144 do Código Penal, “propaganda inimiga” nos termos do Artigo 115, ou atos contra “a independência ou a integridade territorial do Estado”, que frequentemente são usados em conjunto com a Lei 88, “proteção da independência e economia nacional de Cuba”, de acordo com um estudo comparativo de 2016 sobre leis penais de difamação nas Américas preparado para o CPJ pelo escritório de advocacia Debevoise & Plimpton, em colaboração com a Fundação Thomson Reuters. As acusações podem levar a uma pena de prisão de até 20 anos.

A maioria dos processos se refere à difamação de instituições públicas, organizações, heróis nacionais e mártires, o que também é frequentemente usado em conjunto com outras disposições para conter a liberdade de expressão, impedindo o debate público e críticas às autoridades e políticas governamentais.

A modificação da abrangência dos meios de comunicação ampliou o espaço de críticas, permitindo que todos os setores da imprensa investigassem assuntos anteriormente considerados tabu, como os direitos dos homossexuais, alegações de corrupção oficial e pobreza.

A Internet é talvez o maior obstáculo para os jornalistas que procuram tornar-se relevantes, porque a maior parte do seu conteúdo é consumido fora da ilha. Ao mesmo tempo, eles precisam pagar altos preços pelo acesso à internet e encontrar formas distintas de divulgar seu trabalho para um público doméstico que, em grande parte, não tem internet.

Esses novos jornalistas também atuam em um limbo jurídico, em parte porque o artigo 53 proíbe a privatização da imprensa e reconhece “a liberdade de expressão e de imprensa de acordo com os objetivos da sociedade socialista”. Muitos dos jornalistas entrevistados disseram que abordam seu trabalho cautelosamente e às vezes não publicam trabalhos abertamente críticos por causa da atual estrutura legislativa.

Desmantelar essa estrutura para a imprensa e eliminar todas as barreiras ao acesso à Internet individual, ao mesmo tempo expandindo-o para a população em geral, são fundamentais para promover um contexto mais aberto, de acordo com analistas e especialistas em Cuba.

O lento abrandamento das restrições reflete um governo que tem muitos líderes de alto escalão com mais de 80 anos que não fazem parte de uma comunidade online ativa. Dentro do governo e da liderança do partido, há um debate sobre como esta abertura pode ser mais rápida.

Os dissidentes, jornalistas que escrevem sobre assuntos sociais, mas não são considerados hostis, blogueiros pró-governamentais e membros da imprensa estatal, todos tendem a concordar em um ponto: querem que o governo forneça um maior acesso, menos caro e menos restrito para os 11 milhões de habitantes de Cuba.

Em entrevista ao Juventud Rebelde em julho de 2015, José Ramón Machado Ventura, segundo maior membro do Partido Comunista cubano, acusou os estrangeiros de tentarem promover a expansão ao acesso à internet, “não para que os cubanos se comuniquem, mas para nos invadir e disseminar ideologias para uma nova conquista”. Essa abordagem intransigente quanto ao acesso à Internet coloca em causa se o governo vai cumprir sua promessa de proporcionar acesso a 50% da população até 2020, se as finanças o permitirem. Tal conquista exigirá muita coragem da liderança cubana.

Carlos Lauría, diretor de programa do CPJ e coordenador sênior do programa para as Américas, é um jornalista amplamente divulgado. Nascido em Buenos Aires, escreveu extensamente para a revista Noticias, a principal revista de língua espanhola.