O presidente do Brasil Jair Bolsonaro acena para apoiadores em Brasília em 1º de maio de 2022. O CPJ recentemente se juntou à reivindicação para que autoridades brasileiras e candidatos nas eleições respeitem a liberdade de imprensa. (AP/Eraldo Peres)

CPJ se une a apelo para que autoridades brasileiras e candidatos nas eleições respeitem a liberdade de imprensa

O Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ) juntou-se a 10 grupos e organizações da sociedade civil, brasileiros e internacionais, atuando sobre a liberdade de imprensa em uma declaração que marcou o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio de 2022, reivindicando que as autoridades brasileiras e candidatos nas próximas eleições respeitem o papel de uma imprensa livre e garantam que jornalistas possam trabalhar com segurança.

A declaração observa que as eleições gerais, marcadas para 2 de outubro, ocorrerão em meio a “crescentes ataques a jornalistas, comunicadores e violações da liberdade de imprensa, que tendem a se agravar durante a campanha eleitoral”. Os grupos observam que violações da liberdade de imprensa, incluindo ataques físicos, campanhas de assédio e censura judicial, ocorreram durante as eleições anteriores em 2018 e 2020.

As organizações pedem às autoridades e instituições dos poderes executivo, legislativo e judiciário do Brasil que respeitem a liberdade de imprensa durante todo o processo eleitoral, investiguem os ataques à imprensa, e protejam os jornalistas e os meios de comunicação para garantir que eles possam trabalhar em segurança.

A declaração completa está disponível em português aqui.