CPJ anuncia vencedores do Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa em 2019

Nova York, 16 de julho de 2019 – O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) homenageará jornalistas do Brasil, da Índia, da Nicarágua e da Tanzânia com o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa de 2019 em meio à erosão da liberdade de imprensa nas democracias do mundo. Os jornalistas enfrentaram assédio on-line, ameaças legais e físicas e prisão em sua busca pelas notícias. O CPJ também homenageará o editor do jornal paquistanês Dawn, Zaffar Abbas, com o prêmio Gwen Ifill de Liberdade de Imprensa.

Os vencedores do CPJ em 2019 são:

Patrícia Campos Mello, repórter e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Durante a campanha presidencial brasileira em 2018, Campos Mello foi atacada online e doxxed em resposta à sua cobertura de simpatizantes do então candidato presidencial Jair Bolsonaro supostamente patrocinando mensagens massivas no WhatsApp.

Neha Dixit, é uma jornalista investigativa independente na Índia que cobre direitos humanos. Ela enfrentou ameaças físicas e jurídicas, além de assédio on-line, depois de denunciar alegados delitos cometidos por grupos nacionalistas de direita e policiais.

Lucía Pineda Ubau, diretora de notícias, e Miguel Mora, fundador e editor da emissora nicaraguense 100% Noticias. A dupla foi presa em dezembro de 2018 em relação à cobertura de distúrbios políticos. Eles foram libertados em 11 de junho, depois de seis meses atrás das grades, sob vigilância e em isolamento a maior parte do tempo.

Maxence Melo Mubyazi, campeão da liberdade de expressão on-line na Tanzânia, cofundador e diretor-gerente do Jamii Forums, um site de discussão on-line e fonte de notícias de última hora. Melo foi acusado de acordo com a Lei de Cibercrimes do país e, em 2017, compareceu 81 vezes ao tribunal.

“Os vencedores do Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa de 2019 do CPJ representam o melhor do jornalismo, pessoas que colocaram suas vidas e sua liberdade em risco para nos trazer informações. Enquanto celebramos sua coragem, lamentamos que isso seja necessário”, disse Joel Simon, diretor executivo do CPJ. “A triste realidade é que em todo o mundo o jornalismo independente é ameaçado por autoritários populistas que desprezam e menosprezam o trabalho da imprensa independente. Isso é verdade nos países representados por nossos homenageados e em muitos outros”.

O Prêmio Gwen Ifill de Liberdade de Imprensa do ano de 2019 do CPJ, que reconhece conquistas extraordinárias e sustentadas na causa da liberdade de imprensa, será oferecido a Zaffar Abbas, editor do jornal paquistanês Dawn. Abbas, que tem décadas de experiência como repórter no Paquistão, lidera o Dawn desde 2010. Sob sua liderança, Dawn e seus repórteres frequentemente sofrem pressão do governo.

“Zaffar Abbas é a personificação da coragem jornalística, e é por isso que a diretoria está muito satisfeita em homenageá-lo com o Prêmio Gwen Ifill de Liberdade de Imprensa”, disse Kathleen Carroll, presidente do conselho do CPJ. “Todos os dias ele luta para entregar os fatos aos leitores do Dawn diante de pressões, obstáculos e bloqueios das instituições no Paquistão que preferem muito mais cuidar de seus negócios sem o escrutínio da imprensa ou do público.”

Todos os vencedores serão homenageados no jantar beneficente dos prêmios anuais do CPJ. A festa de gala deste ano será presidida por Laurene Powell Jobs e Peter Lattman de Emerson Collective. Os vídeos dos prêmios serão produzidos pela VICE Media.

O evento será realizado no Grand Hyatt New York, em Nova York, em 21 de novembro de 2019. Para obter informações sobre como comprar mesas, ligue para o Buckley Hall Events (914) 579-1000 ou para o escritório de desenvolvimento do CPJ em (212) 300- 9021, ou entre em contato pelo e-mail [email protected].

Nota aos Editores:

Os vencedores do Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa do CPJ estão disponíveis para entrevistas mediante solicitação, antes do jantar de premiação em 21 de novembro de 2019. O credenciamento de mídia para cobertura do jantar de premiação começará em 7 de novembro de 2019.

Contato de imprensa: [email protected]