Jornalista é ameaçado de morte após reportagem sobre tráfico de drogas

Nova York, 18 de julho de 2006 – O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) urge as autoridades paraguaias a investigar as ameaças de morte contra um jornalista que informou sobre o tráfico de drogas em uma área onde outro jornalista desapareceu há mais de cinco meses.

Luis Alcides Ruiz Díaz, do semanário Hechos, recebeu uma mensagem de texto anônima no sábado alertando-o sobre sua reportagem, noticiou a imprensa local. Essa foi a terceira mensagem do tipo desde que Ruiz escreveu sobre o comércio de drogas na cidade nordestina de Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil. Ele publicou uma lista com nomes de supostos traficantes.

Ruiz registrou queixa pela primeira vez à polícia, a respeito das ameaças, na segunda-feira. Ele foi ameaçado em 19 de junho por uma mensagem SMS dizendo que ele estaria na primeira página do jornal com “muitos buracos e muito sangue”, segundo a imprensa local. Uma segunda mensagem ameaçadora, enviada poucos dias depois, o acusava de estar na lista de pagamento do governador, e advertia o repórter: “Você vai morrer com ele”.

O apresentador de noticiário em rádio Enrique Galeano, que também informou sobre tráfico de drogas, desapareceu em Yby Yaú, perto de Pedro Juan Caballero, em 4 de fevereiro. Galeano apresentava um programa matutino na Radio Azotey e editava a revista mensal Alo vecino. Em 30 de março o CPJ o colocou em sua lista de jornalistas desaparecidos. A promotora de Yby Yaú que está liderando a investigação, Camila Rojas, disse ao CPJ que o desaparecimento de Galeano parece estar relacionado ao seu trabalho.

“As autoridades paraguaias devem conduzir uma investigação completa sobre as ameaças de morte contra Luis Alcides Ruiz Díaz e apresentar os responsáveis à justiça” disse o Diretor-executivo do CPJ, Joel Simon. “Nós estamos extremamente preocupados com a segurança do nosso colega no nordeste do Paraguai, onde a incerteza sobre o destino de Galeano deixou toda a imprensa muito preocupada”.

Leia os alertas sobre o desaparecimento de Galeano (em português):
http://www.cpj.org/news/2006/americas/paraguay15feb06na_Pt.html
http://www.cpj.org/news/2006/americas/paraguay30mar06na_pt.html